logo RCN

Espetáculo que conta história de pescadores artesanais chega a Joinville

  • Foto: Divulgação -

Serão sete apresentações gratuitas em agosto nas cidades de Joinville, Itapoá e Florianópolis. Oficinas também serão oferecidas à comunidade

O espetáculo teatral “Mestres do Tempo”, produzido pela Metamorfose Cia. Cência, chega a Joinville. Patrocinado pela Armacell, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o teatro conta histórias de pescadores artesanais do litoral catarinense. A pré-estreia será no dia 21 de agosto, além de outras seis apresentações gratuitas nas cidades de Itapoá e Florianópolis.

“Este é o segundo projeto cultural que patrocinamos e tenho certeza que será bem recebido pela comunidade. A Armacell participa ativamente do desenvolvimento econômico e social de toda a região do Sertão do Maruim, onde está instalada a fábrica. Promovemos ações educativas e sociais com o intuito de levar informação e melhor qualidade de vida a todos”, diz Mansur Haddad, Diretor Geral da Armacell.

As atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço percorreram de bicicleta o litoral catarinense de bicicleta, totalizando 700 km em dez dias, em busca de inspiração para a produção desse espetáculo sobre o dia a dia de pescadores artesanais. As pedaladas junto ao mar despertaram a curiosidade sobre a vida de quem tira dele a subsistência. E assim, com “Mestres do Tempo” na mente, a dupla foi de Passos de Torres a Itapoá sobre duas rodas, parando em vilas de pescadores para conhecer a rotina dessas pessoas e suas famílias, as tradições, medos, anseios e a relação com a natureza.

Dos 24 pescadores entrevistados, apenas sete, por uma questão de recorte narrativo, foram selecionados para serem personagens do espetáculo, ao quais Angela e Prika darão vida com seus corpos e com o uso de bonecos. O veterano Silvestre Ferreira dirige a montagem com dramaturgia construída a várias mãos, mas cuja versão final é do escritor e crítico de teatro Marco Vasques, ele mesmo um apaixonado pela pesca. A viagem de bicicleta aparece no roteiro, mas as estrelas são os pescadores e as pescadoras.


Programação

Joinville (pré-estreia) 

Dia 21 de agosto, às 20h.
Local: Galpão de Teatro da AJOTE.

 

Florianópolis

Dias 24, às 15h e 20h, e 25 de agosto, às 9h e 15h.
Local: Teatro Álvaro de Carvalho.

 

Itapoá
Dia 31 de agosto, às 14h30 e 19h30.
Local: Associação Comunitária do Pontal e Figueira.
 

Oficinas

São José

Dia 22 de agosto, às 8h.

Local: Escola José Matias Zimmerman.

 

Itapoá

Dia 1º de setembro, às 14h.

Local: Escola João Monteiro Cabral.

Decisão judicial determina restauração de patrimônio histórico na Estrada Dona Francisca Anterior

Decisão judicial determina restauração de patrimônio histórico na Estrada Dona Francisca

Unidade educacional de Joinville oferece mais de 100 bolsas de estudo para o Ensino Fundamental e Médio Próximo

Unidade educacional de Joinville oferece mais de 100 bolsas de estudo para o Ensino Fundamental e Médio

Deixe seu comentário